domingo, 7 de novembro de 2010

inventando moda



Tinha meio pacote de coco ralado na geladeira... sagu (um quarto de pacote)... um pouquinho de leite... juntei as idéias e me pus a cozinhar o sagu com o leite e o coco, mais duas colheres de sopa de açúcar. O problema foi que o sagu demorou um pouquinho demais pra ficar no ponto (transparente), e o doce engrossou antes disso... aí tive que colocar um pouco de água para afinar a massa até o sagu acabar de cozinhar.
Depois de frio, cobri com geléia de amora batida no mixer com um pouco de água, uma cobertura improvisada.
Ficou bonito e gostoso! Como ando com mania de gergelim, também experimentei com as sementinhas por cima de tudo... ai, só de lembrar... | )
Impossível foi manter a promessa de comer uma tigelinha só.

Agora, sim! Os famosos MUFFINS DE ESPINAFRE DA ALESSANDRA LOPES



antes (de assar)

depois (de pronto)

Ingredientes1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
...1 xícara (chá) de folhas de espinafre
2 ovos
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de mussarela cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de gergelim preto
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de sal
Modo de Preparo1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de muffin ou 8 forminhas individuais de empadinha com manteiga e polvilhe com farinha.

2. Numa panelinha, derreta a manteiga.

3. No liquidificador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga derretida e bata novamente. Reserve.

4. Numa tigela grande, peneire as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher até a farinha absorver todo o líquido.

5. Coloque 2 colheres (sopa) de massa em cada forminha, salpique com os pedaços de queijo, cubra com mais 1 colher de massa e polvilhe com o gergelim preto. Leve ao forno por 20 minutos.

6. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.


AVISO AOS COMANDANTES DE FORNO E FOGÃO: dá certo, se você seguir certinho a receita (isso quer dizer que eu já fiz seguindo meia-boca e saiu meia-boca! hahahah!) Mas desta vez, obedeci direitinho, inclusive a parte de peneirar as farinhas, açúcar etc, e ficou um mimozinho! Só não usei o gergelim preto, pois eu tinha só do branco, e não recheei com o queijo... mas posso garantir que fica fofo, macio, uma delícia e (muito) mais saudável que bolinho frito!!! Experimenta!